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Mães empreendedoras fazem sucesso no mundo das franquias

Seja um franquedo da maior franquia de esmalterias do mundo!

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São Paulo (SP) – O Brasil é um país empreendedor e, de acordo com o boletim do Mapa das Empresas do Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 62% dos empregos gerados e 27% do PIB nacional.

Fazendo um recorte por gênero, a pesquisa realizada pelo Sebrae com dados do IBGE em 2022, indica que o número de mulheres que abriu seu próprio negócio chegou a 10,3 milhões – número recorde computado desde quando o levantamento começou a ser feito, em 2016. Além disso, a quantidade de empreendedoras aumentou 30% de 2021 a 2022 e hoje 34% dos negócios foram abertos por mulheres no país.

Porém, dados apontam também que, apesar de terem taxa de conclusão do ensino superior maior que os homens, as mulheres ainda ganham menos do que eles, uma vez que acabam dedicando 17% a menos do seu tempo no próprio negócio porque chegam a trabalhar 10,5 horas por semana a mais que os homens em afazeres domésticos e cuidados com os filhos.

Mesmo diante de tantos obstáculos, algumas histórias inspiradoras de mulheres que conciliam com maestria a administração do seu empreendimento com a maternidade, sem perder a excelência:

Empresária divide o seu tempo entre maternidade e negócios

Natural de São Paulo, capital, Elaine Bezerra divide o seu tempo entre a criação do seu filho de sete anos e as empresas que comanda – além da franqueadora, que detém entre suas marcas a Mr.Cheff Pizza, possui uma consultoria empresarial, é terapeuta holística e professora, comandando diretamente 12 pessoas e com 50 alunos. Apesar da jornada, que chega, às vezes, a 18 horas, tem algo que Elaine não abre mão: a flexibilidade de horário, que propicia horas a mais perto do filho, mesmo que esteja trabalhando e ele no mesmo ambiente brincando.

Com 40 anos e duas filhas, ela está à frente de sete empresas

Á frente do grupo detentor das marcas Unhas Cariocas e Escova Express, Marina Groke tem sob seu comando direto um total de 45 pessoas. A sua rotina corrida consiste em conciliar a administração das suas sete empresas com a criação das duas filhas, de 10 e 14 anos, Maria Clara e Marcela. Ao avaliar entre prós e contras em ser mãe e empreendedora, Marina diz que, apesar das dificuldades para equilibrar o tempo para que seja sempre presente na vida das filhas, tem como recompensa a flexibilidade de horários, podendo remanejá-los conforme as necessidades vão surgindo.

O segredo é ter uma boa equipe

Franqueada de duas unidades da Mary Help, Soraya Cruz Wallau, mãe de dois filhos, entende que o maior desafio de ser mãe e empreendedora é separar a vida pessoal dos problemas nos negócios. Segundo ela, encerrar o expediente e focar nos assuntos familiares (ou vice-versa) é difícil, mas não é impossível, principalmente quando se confia na equipe que comanda. Como recompensa, toda a família usufrui dos frutos que os negócios proporcionam, além de ver nela não somente a mãe dedicada, mas também como empresária de sucesso.

Campo e a maternidade em um alinhamento perfeito

Criada no meio rural e formada em administração, Mariane Cristina Lugli de Brito Oliva, 30 anos, empreendedora com três filhos, abandonou a carreira de bancária em um renomado banco nacional e investiu em uma franquia da Sonhagro, rede especializada em crédito rural. O principal objetivo de Mariane, foi a proximidade que seu empreendimento proporcionou de ficar mais próxima dos filhos: “Eles crescem muito rápido e a participação da mãe na vida e no crescimento são cruciais para eles e para mim também. Hoje sou agraciada por ter a oportunidade de participar efetivamente na vida dos meus filhos e me dedicar ao meu empreendimento, simultaneamente”.

A paixão pelo cuidado fez com que ela faturasse mais de R$53 milhões

Cofundadora da Acuidar, franqueadora de cuidadores presente em 23 estados, Jéssica Ramalho, 31, soube que a área da saúde era sua paixão em sua infância. Em 2016, junto a seu marido, Doutor Vitor Hugo de Oliveira, Jéssica fundou a Acuidar, no intuito de garantir que seus pacientes recebessem um cuidado de excelência. Atualmente, a empreendedora tem dois filhos e enfrenta desafios na conciliação do gerenciamento da franquia e da maternidade. A profissional da saúde explica que a falta de um horário definido em seu regime de trabalho faz com que a organização de sua rotina seja uma adversidade. “O maior desafio é organizar o tempo para ser mãe, ter tempo para os filhos e, paralelamente, uma boa empresária, ter tempo para o negócio.”, pontua Ramalho. A fisioterapeuta ressalta que sua motivação é ser um exemplo para seus filhos – “Além de ser empresária, desejo sempre ser uma boa mãe, que se faz presente seja através de uma conversa, de uma orientação ou até mesmo da presença nos eventos da escola. É algo que não abro mão”, finaliza Jéssica.

A busca da harmonia entre a vida pessoal e profissional

Fernanda de Azevedo, 40 anos, franqueada da Marketing Bag, decidiu empreender para conseguir conciliar a sua vida profissional com a pessoal. Mãe de 2 filhos, um de 9 e outro de 11 anos, Fernanda percebeu que não estava conseguindo dedicar a atenção necessária aos seus filhos e a opção de investir em uma franquia lhe proporcionou a flexibilidade que tanto buscava. “Para manter o equilíbrio entre trabalho e filhos sem abrir mão do tempo, escolhi empreender. Embora desafiador, com um pouco de criatividade e flexibilidade, consigo dedicar tempo de qualidade para meus filhos e atender meus clientes”.

Inspiração de vida para os filhos

Brunna Samara Maia, 36 anos, dois filhos, nos conta que empreender foi a saída para conciliar os desafios diários da maternidade com o profissional. “Quero ser exemplo de empreendedorismo para os meus filhos, mas sempre tive dificuldades para identificar em que poderia investir e ter êxito, foi quando me deparei com a Marketing Bag e não tive dúvidas. Hoje posso planejar com mais liberdade minha vida profissional e acompanhar de perto o dia a dia da nossa família. Meus filhos me veem trabalhando em casa e quando eu necessito sair para visitas aos clientes, eles sabem que logo voltarei. Poder conciliar a maternidade com o empreendedorismo tem sido algo extraordinário”.

Fonte: Canal Executivo | 03, Maio, 23

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